Descrição
O Ralo Quebra Ondas Sodramar para piscinas de alvenaria foi desenvolvido com corpo em latão cromado com grelha em aço inox fixada por dois parafusos em latão que impedem a remoção da mesma sem a utilização de ferramentas e ainda dotada de aberturas que evitam acidentes com o travamento dos dedos, brinquedos e outros objetos. Sua instalação deve ser feita de modo que a lâmina dágua fique centralizada no ralo quebra onda, evitando assim o transbordamento da piscina.
Dotado com saída para tubulação de 2 BSP rosqueável, o ralo quebra onda Sodramar tem vazão máxima indicada conforme a velocidade máxima permitida em ralos, sob as normas da ABNT.
Orientações
A instalação dos drenos de fundo e laterais, devem seguir a norma ABNT NBR 10.339/2018, visando a segurança e a funcionalidade no uso da piscina.
local de Instalação:
Os drenos de fundo e lateral devem ser instalados na parte mais profunda da piscina. De preferência, distribuídos na largura na piscina.
Distribuição de vazão:
É fortemente recomendado, para a segurança dos usuários e da motobomba responsável pela sucção, que tenha pelo menos dois ralos de fundo dividindo a vazão, e que tenha pelo menos 1,5m de distância de centro a centro, balanceados hidraulicamente.
VELOCIDADE MÁXIMA DE ESCOAMENTO E VAZÃO DA BOMBA:
A velocidade máxima de escoamento na sucção deve ser de no máximo 0,5 m/s, segundo a norma ABNT NBR 10.339/2018.
A vazão da motobomba utilizada não deve exceder à soma de vazão máxima dos drenos.
Exemplo:
Caso a bomba adquirida tenha uma curva manométrica onde vai operar com vazão de 20 m³/h, deve-se ter uma vazão máxima de sucção com mais de 20 m³/h. Pode-se aumentar a vazão máxima de sucção adicionando mais ralos de fundo, ou adquirir uma bomba com menor vazão em sua curva manométrica.
Caso contrário, a bomba pode sofrer cavitação.